João dos Santos

“(João dos Santos) defendia o pensar e o sonhar como valores a opor ao atordoamento das drogas, e afirmava ser a construção de utopias indispensável tanto para o crescimento pessoal, como para um crescimento colectivo. Pensemos e sonhemos com utopias, busquemos inspiração nas suas ideias, mas atrevamo-nos a ter ideias originais, que será a melhor maneira de darmos continuidade ao seu exemplo”.
Emílio Salgueiro – psicanalista.

“João dos Santos ensinou fazendo, pelo exemplo. Por isso, criou discípulos – imensos, todos os que tiveram o privilégio de aprender com a sua presença. De outros mestres, não reza a história”.
António Coimbra de Matos, psicanalista

“Defendia acima de tudo a qualidade dos serviços prestados. Em Saúde mental quanto maior o número de crianças atendidas, pior é o Serviço, como nos dizia com frequência. “Não pode haver consultas de primeira e segunda categoria – as pessoas merecem-nos todo o respeito, por isso temos que lhes dar toda a nossa disponibilidade e saber”.
Maria José Vidigal – psicanalista

“João dos Santos era o nosso “mestre da arte de comunicar”, quer com crianças, quer com adultos”.
Teresa Ferreira – psicanalista

“Divulgar a obra de João dos Santos é um serviço que se presta à cultura em geral e, mais directamente, à causa das crianças e das suas famílias”.
João Seabra Diniz – psicanalista

“A sua importância na formação de médicos e professores continua a fazer-se sentir e as suas propostas de pedagogia terapêutica merecem cada vez mais a nossa atenção”.
Daniel Sampaio - psiquiatra

“No convívio com ele aprendi duas palavras fundadoras do acto pedagógico: autenticidade e respeito”.
Sérgio Niza - professor

“João dos Santos soube sempre ensinar o amor dos braços que seguram a criança, soube ensinar o amor dos braços que a libertam... defendeu a cidade da Criança e defendeu-nos a todos nós....Obrigado Doutor João dos Santos. Tem-me e tem-nos ajudado muito.”
Matilde Rosa Araújo – escritora

sep_footer
©2009 Casa da Praia | TEL 213 623 880 / 213 622 582 | FAX 213 623 880 | casadapraia@mail.telepac.pt